03
jul
2025

Preso por assaltos a residências de alto padrão, “Baiano” soma mais de 10 anos em condenações de outros crimes

Pelo Jornalista Domingos Costa
Walter Luís de Freitas Filho, vulgo “Baiano”, preso na última segunda-feira (06) por chefiar uma quadrilha especializada em roubos a residências em Teresina.

Walter Luís de Freitas Filho, vulgo “Baiano”, preso na última segunda-feira (06) por chefiar uma quadrilha especializada em roubos a residências em Teresina.

Após ser preso pela Polícia Civil do Piauí na segunda-feira (06) por chefiar uma quadrilha especializada em roubos a residências com foco em joias de alto valor, o criminoso Walter Luís de Freitas Filho, vulgo “Baiano”, foi comunicado dentro da cadeia que independente da decisão judicial sobre esse caso que resultou na sua detenção em Teresina, ele continuará preso por alguns anos.

O motivo? Na verdade, os motivos? É que no sistema judicial constam três condenações, com transito em julgado, relativas a outros crimes cometidos no Maranhão por “Baiano”. As condenações juntas somam 10 anos e 9 meses de cadeia. E nesta quarta-feira (02) foi homologado na guia de execução dele, as três penas já transitadas em julgado.

No primeiro processo, a pena foi de 4 anos e 3 meses de prisão; no segundo, 4 anos e 6 meses; e no terceiro, mais 2 anos de prisão. Sem falar que ainda existem outros dois casos que o envolvem no Maranhão. Um deles é da morte de um cachorro na cidade de Igarapé Grande e, outro, da proliferação de vídeos íntimos de uma mulher nas redes sociais.

E a  “ficha corrida” de “Baiano” junto ao PJe (Processo Judicial Eletrônico) não para apenas nessas condenações e processos que ainda responde. Ele também foi condenado por outros crimes da Bahia, sua terra natal, um por estelionatário art 171 e, outro por, por apropriação indébita, art 168. As guias de execuções dessas últimas duas condenações na justiça baiana ainda falta ser apresentadas na justiça do Piauí.

Portanto, em condenações com transito e julgado, Walter Luís de Freitas Filho soma 19 anos e 8 meses, foi os processos que ainda tramitam na justiça e esse o qual é acusado de chefiar uma quadrilha especializada em roubos a residências em Teresina.

– Prisão em Teresina 

Segundo as investigações da Polícia Civil, “Baiano” recrutava comparsas ligados a facções cr1minos4s do Maranhão e usava seus carros de luxo — como uma Mercedes, Land Rover e um Camaro — para dar apoio logístico aos crimes.

De acordo com o delegado Ademar Canabrava, Valter era responsável por repassar as informações sobre joias e bens valiosos, além de planejar e monitorar a execução dos 4ssaltos sem sair do carro. A prisão aconteceu na segunda-feira (30), após mais de 90 dias de investigação. A polícia apreendeu uma Mercedes na casa do empresário, avaliada em R$ 2 milhões.

As investigações seguem, e a expectativa é que todos os envolvidos sejam identificados e presos. Um dos crimes cometidos pela quadrilha, contra uma mãe e filha, foi registrado por câmeras de segurança em março deste ano.

Mais detalhes do caso no link abaixo…


LEIA TAMBÉM:

VÍDEO: “Baiano”, irmão de candidato a vice-prefeito no Maranhão é preso por liderar roubos a residências em Teresina 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!