05
fev
2025

Pedro Lucas comemora avanço na liberação da exportação de petróleo na Margem Equatorial

Pelo Jornalista Domingos Costa

Localizada próxima à Linha do Equador, a Margem Equatorial é a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas.

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) repercutiu, via redes sociais, a informação de que o Governo Federal deve anunciar a autorização para a exploração petrolífera da Margem Equatorial.

Na avaliação do deputado, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Exploração de Petróleo da Margem Equatorial, o início da atividade no local vai contribuir diretamente para a economia nacional.

“Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Exploração de Petróleo da Margem Equatorial, recebo com muito entusiasmo a informação de que em breve o Governo Federal deve anunciar a autorização da exploração na região da Foz do Amazonas. Vamos avançar e colocar o nosso país cada vez mais no caminho do desenvolvimento”, disse o parlamentar pelas redes sociais.

Nessa segunda-feira (3), em reunião com o presidente Lula (PT) no Palácio do Planalto, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil – AP), conversou sobre a possibilidade de exploração de petróleo na região da Foz da Bacia do Amazonas, na Margem Equatorial, e recebeu uma sinalização positiva do presidente.

Em outubro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) indeferiu pedido da Petrobras para exploração de petróleo na região e solicitou mais informações à empresa sobre os planos para o local.

No entanto, a presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, disse nessa quarta-feira (4) que a empresa atendeu a todas as demandas colocadas pelo Ibama para exploração de petróleo na Margem Equatorial, na Bacia da Foz do Amazonas. A declaração foi dada durante o Fórum Brasil de Energia, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no centro do Rio de Janeiro.

Exploração

Localizada próxima à Linha do Equador, a Margem Equatorial é a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas. Situada no litoral entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte, perpassando pelo Maranhão.

De acordo com informações da Petrobras, o local tem importante potencial para exploração de petróleo, justificado por descobertas recentes, feitas por outras empresas, em regiões próximas a essa fronteira (nas regiões da Guiana, Guiana Francesa e Suriname).

A Margem Equatorial comporta cinco bacias sedimentares: Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar, além da Foz do Amazonas. Por meio de avaliações com métodos indiretos como levantamento sísmico, sem que haja perfuração, foram identificados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) 41 blocos com potencial de exploração, sendo que atualmente 34 estão sob concessão, e nove para exploração na Foz do Amazonas, sem descobertas em avaliação.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

  • Você também pode comentar usando o Facebook!