Evolução progressiva mostra que o candidato pulou de 3,9% na sua primeira eleição em 2000, para 41% na última disputa eleitoral municipal de 2012. No próximo ano, completará 16 anos que Canavieira luta incansavelmente para chegar ao comando da cidade de Tutóia.

Filiado do PCdoB, Chico Canavieira vai disputar eleição de 2016 com liderança consolidada.
Em nenhuma das disputas anteriores o cenário esteve tão propício como os atuais para o político tutoiense Francisco de Assis Canavieira Fonseca, o Chico Canavieira, que já acumula quatro, e vai para a quinta, disputa eleitoral municipal consecutiva em Tutóia, a 455 km de distância de condução da capital, localizado na região do Baixo Parnaíba.
Canavieira hoje filiado no PCdoB, partido do governador Flávio Dino, iniciou a caminhada com objetiva chegar à Prefeitura no ano de 2000, onde filiado ao PDT atingiu 3,9% do percentual válido, resultando em 591 votos.
Adiante, foi aumentando sua liderança nas eleições seguintes. Em 2004, agora no PSDB, obteve crescimento significativo, e saiu das urnas com 3.874 votos (21%).
Quatro anos após, já na eleição de 2008, retornou ao PDT do então governador Jackson Lago (in memoriam) obteve 6.249 (26%), consolidando-se como principal nome da oposição.
E na última disputa municipal, Chico provou sua liderança nas urnas, agora filiado ao PT, legenda da presidente Dilma Rousseff, ele alcançou 10.696 dos votos (41%).

Experiência de quatro disputas eleitorais municipais consecutivas fazem de Canavieira o candidato a ser batido em 2016.
Da primeira disputa, até a do próximo ano, na longa e insistente luta para chegar ao executivo, vão se somar 16 anos. Mais experiente, Canavieira agora possui amadurecimento suficiente para driblar erros passados, e assim, derrotar a família Baquil na política local.
Parafraseando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “política tem fila e precisa ser respeitada” e, não há como negar que o candidato natural que a história tratou de projetar é Chico Canavieira: certamente o próximo prefeito de Tutóia!
0 Comentários