Pelo menos três partidos travam verdadeira guerra nos bastidores de Brasília para comandar importantes órgão de representação Federal no Estado do Maranhão.
Após os escândalos envolvendo fraude no seguro defeso, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) perdeu o Ministério da Pesca e Aquicultura, e como via de regra, a Superintendência Federal da Pesca no Maranhão, órgão responsável pelas atividades do ministério no Estado, deve sair do controle da legenda.
Brigam pelo controle da Pesca no Estado, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Partido dos Trabalhadores (PT) e agora quem também entrou na briga foi o PMDB que quer o controle da Superintendência.
Outro setor que também está sendo disputado a ‘foice’ é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), autarquia do Governo Federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. O PT trabalha para continuar no comando, mas o PDT investe forte na tentativa de chegar ao comando da instituição. Quem busca também controlar o Incra é o guloso PMDB que perdeu o governo do Estado para o PCdoB nas últimas eleições.
O desejo de muitos partidos também é a Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Os tentáculos do Senador João Alberto(PMDB) apontam para indicar o comando da empresa e assim acoitar aliados desempregados desde o final do mês passado.
Outro posto estratégico ainda sem comandante definido é comando dos Correios no Maranhão, ainda sob o controle do PMDB local, dirigentes de legendas aliadas da Presidente Dilma Rousseff já avisaram que caso os peemedebistas continuem no setor, ficarão impossibilitados de pleitearem o Incra, Pesca e a Codevasf.
Nas próximas semanas estão marcadas reuniões em Brasília com dirigentes de partidos para definir os quatro setores que estão sendo alvos de disputa partidária no Maranhão, e de lá devem sair os novos dirigentes.
0 Comentários